segunda-feira, 11 de junho de 2012


Thayná Conclusão 

No desenvolvimento do trabalho vimos que como principal o artista cantor/compositor, Tim Maia. Que é um grande símbolo para represento na história da música popular brasileira (MPB). 

Do trabalho para mim o mais interessante foi saber, da turbulenta história de Tim Maia, envolvida com tantos descasos, tanta turbulência que infelizmente não teve uma história com o final tão feliz assim, mas que deixou marcado numa suma importância para a cultura brasileira. E até hoje é lembrado!

Erika Conclusão

MPB é um estilo musical ecletico que mistura varios ritmos e não tem preconceitos !
Tim Maia foi um dos grandes representantes da MPB, conhecido até hoje não só por sua musica mais tambem por sua ireverencia e criticas constantes a organização do nosso país.
Conclui também que a MPB é um estilo musical rico em cultura que deveria ser mais explorado pelo ouvintes.

domingo, 10 de junho de 2012

Trabalho de Geografia 



Camila 
Organização das cidades
O espaço deve ser considerado como um conjunto de relações realizadas através de funções e de formas que se apresentam como testemunho de uma história escrita por processos do passado e do presente. Isto é, o espaço se define como um conjunto de formas representativas de relações sociais do passado e do presente e por uma estrutura representada por relações sociais que estão acontecendo diante dos nossos olhos e que se manifestam através de processos e funções. O espaço é, então, um verdadeiro campo de forças cuja aceleração é desigual. Daí porque a evolução espacial não se faz de forma idêntica em todos os lugares.

Beatriz
◘As primeiras cidades surgiram há cerca de 5000 anos e foram construídas, maioritariamente, próximas de grandes afluxos de água, como mares ou rios, uma vez que estes proporcionavam terras férteis e irrigação, garantindo, assim, a produção necessária de alimentos para abastecê-las.
◘Em Roma, a praça pública não se designava ágora, mas fórum, e era lá que se encontravam os edifícios mais importantes ligados à política e à religião.Na periferia da cidade encontravam-se os espaços de lazer, como as termas, os teatros, os anfiteatros e os estádios, uma vez que se tornava mais fácil o abastecimento de água e outras necessidades.
O centro urbano era decorado com várias estátuas e outros monumentos decorativos, como arcos do triunfo e colunas.
◘A nível estrutural as ruas eram construídas paralelamente, com o objectivo de facilitar a circulação, de conseguir uma cidade organizada e de controlar os inimigos em caso de invasão.
No entanto, havia um grande contraste entre o majestático centro e os depauperados bairros populares, também conhecidos como ínsulas (ilhas). Estes bairros apresentavam ruas muito estreitas e sujas e, muitas vezes, eram vítimas de incêndios.

Jacqueline
Organização atual - geografia Humana

O espaço está organizado segundo os interesses do grande capital (de grandes empresas ou grandes capitalistas, isto é, que possuem muito dinheiro). É o caso, por exemplo, do povoamento recente das Regiões Norte e Centro-Oeste* do Brasil.
Os interesses do grande capitalista chocam-se com os interesses do pequeno agricultor, do garimpeiro, dos indígenas e dos homens sem terra ou trabalhadores. Chocam-se também com a necessidade de se manter o equilíbrio da natureza.
Vê-se, então, que o espaço geográfico reflete ou reproduz a sociedade que nele vive e principalmente as relações que se estabelecem entre os homens na busca de sua subsistência.

Cecilia e Thayná 
Cidadeglobal: é uma cidade considerada um ponto importante no sistema econômico global. O conceito vem dos estudos urbanos e da geografia e se assenta na ideia de que a globalização criou, facilitou e promulgou locais geográficos estratégicos de acordo com uma hierarquia de importância para o funcionamento do sistema global de finanças e comércio.

A instituição responsável por classificar as cidades como global ou não, é a Universidade de Loughborough (Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela Globalization and World Cities Study Group & Network.

Atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, conforme o grau de influência e importância mundial. A Europa é o continente que mais possui cidades globais.

As cidades mais influentes do mundo foram classificadas em três diferentes classes (Alfa, Beta e Gama). Sendo a classe Alfa as cidades de maior influência no planeta, a Beta, intermediária, e a Gama corresponde às cidades globais de menor expressão mundial.

Grupo Alfa – Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt, Milão.

Grupo Beta – Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México, Madri.

Grupo Gama – É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, Buenos Aires.

Erika 
Algumas características básicas de cidades globais são:
•Familiaridade internacional: uma pessoa diria Paris, e não Paris, França;
•Influência e ativa participação em eventos internacionais. Por exemplo, a cidade de Nova Iorque sedia a Organização das Nações Unidas, e em Bruxelas se encontram as sedes da Organização do Tratado do Atlântico Norte e da União Europeia;
•Uma grande população, onde a cidade global é centro de uma área metropolitana de pelo menos um milhão de habitantes, muitas vezes, tendo vários milhões de habitantes;
•Um aeroporto internacional de grande porte, que serve como base para várias linhas aéreas internacionais;
•Um sistema avançado e eficiente de transportes. Isto inclui vias expressas, rodovias e transporte público;
•Qualidade de vida;
•Sedes de grandes companhias, como conglomerados e multinacionais;
•Sede de instituições educacionais, como universidade;
•Uma bolsa de valores que possua influência na economia mundial;
•Presença de redes multinacionais e instituições financeiras de grande porte;
•Infraestrutura avançada de comunicações;
•Presença de grandes instituições de artes, como museus;
•Grande influência econômica no mundo.
•Custo de vida; número de bilionários.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tim Maia Vida Pessoal 

Vida Pessoal

Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, penúltimo filho em uma família de 19 irmãos,nasceu no Rio de Janeiro RJ em 28 de Setembro de 1942.
Aos oito anos já compunha suas primeiras musicas. Aos 14 anos, formou seu primeiro conjunto musical, Os Tijucanos do Ritmo, no qual tocava bateria, e que durou apenas um ano. Começou a estudar violão num curso particular e formou em 1957 o conjunto Os Sputniks, que tinha também entre seus integrantes Erasmo Carlos e Roberto Carlos, tendo sido professor de violão de ambos. Em 1959, antes de completar 17 anos, com a morte do pai, foi para os EUA, onde fez cursos de inglês e iniciou carreira como vocalista, participando de um conjunto chamado The Ideals. Permaneceu nos EUA ate 1963, quando foi preso por portar maconha. Após seis meses de prisão e dois meses de espera, foi deportado para o Brasil.

Em determinados momentos da vida chegava a beber três garrafas de uísque por dia, além de usar maconha e cocaína. Por incrível que pareça, isso parece nunca ter afetado sua voz. Não se pode dizer o mesmo de suas relações profissionais. Colecionou desafetos e processos trabalhistas - de músicos contra ele e dele contra gravadoras -, além de renegar publicamente antigas amizades, ameaçar críticos e faltar a shows. Passou anos sem se apresentar na Rede Globo e acusava o todo-poderoso da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, de ser o culpado pelo boicote. Outro conhecido inimigo ele denominava ETA, “Exploradores do Talento Alheio”, formado por empresários e donos de casas de espetáculos.

Tim Maia filiou-se ao PSB em 1997. No final de sua vida sofreu com problemas relacionados a obesidade, diabetes e problemas respiratórios. Durante a gravação de um espetáculo para a televisão no Teatro Municipal na cidade de Niterói, no dia 8 de março de 1998, Tim tentou cantar, mesmo sabendo de sua má condição de saúde. Não conseguiu e retirou-se sem dar explicações; terminou sendo levado para o hospital numa ambulância, vindo a falecer em 15 de Março em Niterói aos 55 anos e com 140 quilos, após internação hospitalar devido a uma infecção generalizada. No ano seguinte, seria homenageado por vários artistas da música popular brasileira num show-tributo, que se transformou em disco, especial de televisão e vídeo.


Tim Maia Careira 
Seu primeiro trabalho solo foi um compacto pela CBS em 1968, que trazia as musicas Meu pais e Sentimento (ambas de sua auto- ria, como todas as musicas sem indicação de autor). Sua carreira no Brasil fortaleceu-se a partir de 1969, quando gravou um compacto simples pela Fermata com These are the Songs (regravada no ano seguinte por Elis Regina em duo com ele, e incluída no LP Em pleno verão, de Elis) e What You Want to Bet. Em 1970 gravou seu primeiro LP, Tim Maia, na Polygram, que permaneceu em primeiro lugar no Rio de Janeiro por 24 semanas. Os principais sucessos desse disco foram Coronel Antônio Bento (Luís Wanderley e João do Vale), Primavera (Cassiano) e Azul da cor do mar. Nos três anos seguintes, pela mesma gravadora, lançou os discos Tim Maia volume II (com Não quero dinheiro (Só quero amar)), Tim Maia volume III e Tim Maia volume IV, no qual se destacaram Gostava tanto de você (Edson Trindade) e Réu confesso. Em 1975 gravou os LPs Tim Maia racional vol. 1 e vol. 2. Em 1978 gravou para a Warner Tim Maia Disco Club, com um de seus maiores sucessos, Sossego.

Lançou em 1983 o LP Descobridor dos sete mares, com destaque para a música-titulo e Me de motivo (Sullivan e Massadas). Outro disco importante da década de 1980 foi Tim Maia (1986), que trazia Do Leme ao Pontal. Artista com histórico de problemas com as gravadoras, na década de 1970 fundou seu próprio selo, primeiramente Seroma e depois Vitória Regia. Por ele, lançou em 1990 Tim Maia interpreta clássicos da bossa nova, e mais tarde Voltou a clarear e Nova era glacial. Em 1993, dois acontecimentos reimpulsionaram sua carreira: a citação feita por Jorge Ben Jor em sua musica W/Brasil e uma regravação que fez de Como uma onda (Lulu Santos e Nelson Mota) para um comercial de televisão, de grande sucesso e incluída no CD Tim Maia, do mesmo ano. Assim, aumentou muito sua produtividade nesta década, gravando mais de um disco por ano com grande versatilidade: seu repertório passou a abranger bossa nova, canções românticas, funks e souls. Também teve muitas de suas musicas regravadas por artistas jovens, como Paralamas do Sucesso, Marisa Monte e Skank.

Em 1996 lançou dois CDs ao mesmo tempo: Amigo do rei, juntamente com Os Cariocas, e What a Wonderful World, com recriações de standards do soul e do pop norte-americanos dos anos de 1950 a 1970. Em 1997 lançou mais três CDs, perfazendo 32 discos em 28 anos de carreira.

Durante a gravação de um show para a TV sentiu-se mal, vindo a falecer em 15 de Março de 1998 em Niterói, após internação hospitalar em razão de infecção generalizada.


Historia da MPB

A música popular brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro. Apreciado principalmente pelas classes médias urbanas do Brasil, a MPB surgiu a partir de 1966, com a segunda geração da Bossa Nova. Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.

Apesar de abrangente, a MPB não deve ser confundida com Música do Brasil, em que esta abarca diversos gêneros da música nacional, entre os quais o baião, a bossa nova, o choro, o frevo, o samba-rock, o forró, o Swingue e a própria MPB.

A MPB surgiu exatamente em um momento de declínio da Bossa Nova, gênero renovador na música brasileira surgido na segunda metade da década de 1950. Influenciado pelo jazz norte-americano, a Bossa Nova deu novas marcas ao samba tradicional.

Mas já na primeira metade da década de 1960, a bossa nova passaria por transformações e, a partir de uma nova geração de compositores, o movimento chegaria ao fim já na segunda metade daquela década. Uma canção que marca o fim da bossa nova e o início daquilo que se passaria a chamar de MPB é Arrastão, de Vinícius de Moraes (um dos percursores da Bossa) e Edu Lobo (músico novato que fazia parte de uma onda de renovação do movimento, marcada notadamente por um nacionalismo e uma reaproximação com o samba tradicional, como de Cartola).

Era o início do que se rotularia como MPB, um gênero difuso que abarcaria diversas tendências da música brasileira durante as décadas seguintes. A MPB começou com um perfil marcadamente nacionalista, mas foi mudando e incorporando elementos de procedências várias, até pela pouca resistência, por parte dos músicos, em misturar gêneros musicais. Esta diversidade é até saudada e uma das marcas deste gênero musical. Pela própria hibridez é difícil defini-la.

Nesta época, no cenário rap destacam-se: Gabriel, o Pensador, O Rappa, Planet Hemp, Racionais MCs e Pavilhão 9.
O século XXI começa com o sucesso de grupos de rock com temáticas voltadas para o público jovem e adolescente. São exemplos: Charlie Brown Jr, Skank, Detonautas e CPM 22.
Você sabia?
- É comemorado em 27 de setembro o Dia da MPB.







Instrumentos MPB

A MPB envolve rock, samba, entre outros ritmos populares brasileiros. Então os instrumentos usados podem variar conforme o ritmo, ou cantor ,porque, ao contrário do que as pessoas pensam, MPB não é um ritmo, é um gênero.





Artistas mais conhecidos 

 MPB e um estilo de musica conhecido pelo Brasil todo. Essas musicas fizeram enorme sucesso e ate hoje são muito procuradas por muitas pessoas.

Muitos dos artistas que já se foram como Cazuza e Cássia Eller, fizeram muito sucesso e isso faz com que as pessoas se recordem de suas musicas e queiram ouvir mais um pouco da nossa grande cultura da  MPB.
Alguns dos artistas mais conhecidos:

1ºTom Jobim
2ºJoão Gilberto
3ºChico Burque
4ºCaetano Veloso
5ºJorger Ben Jor
6ºRiberto Carlos
7ºNoel Rosa
8ºCartola
9ºTim Maia
10ºGilberto Gil
11ºDorival Caymmi
12ºPixinguinha
13ºLuiz Gonzaga
14ºElis Regina
15ºRita Lee
16ºChico Science
17ºPaulinho da Viola
18ºVinicius de Moraes
19ºRaul Seixas
20ºMilton Nascimento
21ºArnaldo Baptista
22ºMaria Bethania
23ºHeitor Villa-Lobos
24ºRogerio Duprat
25ºRenato Russo
26ºBaden Powll
27ºGal Costa
28ºMano Brown
29ºAty Barroso
30ºHermeto Pascoal
31ºNey Matogrosso
32ºTom Zé
33ºJõao Donato
34ºCazuza
35ºCarmen Miranda
36ºMoarci Santos
37ºÉrasmo Carlos
38ºWilson Simonal
39ºNelson Cavaquinho
40ºCássia Eller
41ºZé Ramalho
42ºItamar  Assumpção
43ºMarisa Monte
44ºNara Leão
45ºLuiz Melodia
46ºLulu Santos
47ºMax Cavalera
48ºAdoniran Barbosa
49ºJackson do Pandeiro
50ºDjvan